IPETEC

AMAR E EDUCAR SEMPRE

EDITAL DO PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS – 2020

A direção do Colégio IPETEC, representada pela pedagoga Tereza Cristina Tostes de Mattos, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo com a legislação em vigor, torna público este edital, que estabelece os critérios para o processo de admissão de novos alunos – 2020.

1. APRESENTAÇÃO

Prezado(a) candidato(a) e/ou responsável(is),

O Colégio IPETEC com o lema Amar e Educar Sempre, fundado em 1991, tem como missão preparar seus alunos para a formação integral, através da qualidade de ensino e da construção de valores que influenciam na formação humana e social. A Instituição abre suas portas para o seu filho fazer parte desta escolarização, que atende às orientações dos órgãos competentes, com o currículo atualizado, com formação bilíngue, acesso à tecnologia, entre outras habilidades e competências necessárias para as demandas do século XXI.

Sentimo-nos honrados por essa escolha e agradecemos a sua confiança e de sua família.

2 . INSCRIÇÕES

2.1- As inscrições para o processo de Admissão de Novos Alunos, para o ano de 2020, estarão abertas a partir do dia 02 de setembro de 2019, conforme quadro disposto no item 2.3.

2.2- Serão disponibilizado vagas para os segmentes e turnos abaixo:

2.3 PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO:

Período: 02/09/2019 a 24/10/2019.

Inscrições: serão realizadas, exclusivamente por meio do site www.ipetecmg.com.br

Taxa: R$ 50,00 (Cinquenta reais), valor pago no colégio (Rua: Manoel Teixeira Camargos, 648, Eldorado – Contagem)

APENAS O PAGAMENTO DA TAXA NÃO GARANTE A INSCRIÇÃO. É NECESSÁRIO ENCAMINHAR A DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA.

Documentos necessários para efetivação da inscrição:

  • Certidão de nascimento do candidato (cópia). Documento insubstituível.
  • RG do candidato e CPF, se houver(cópia).
  • RG e CPF dos pais (cópia)
  • RG e CPF do responsável financeiro se diferente dos pais (cópia)
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição
  • Declaração de escolaridade e frequência do ano/série em curso (original). Boletim escolar da última etapa cursada em 2019
  • Relatório de desenvolvimento (cópia) referente ao ano de 2019, para candidato da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental.
  • Nos casos previstos pela lei 13.146/15(Lei Brasileia de Inclusão da Pessoa com Deficiência), consultar o item 3.5 deste edital.

Essa documentação deverá ser entregue no ato da inscrição. A NÃO ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO COMPLETA CONFIGURA EM INSCRIÇÃO NÃO EFETIVADA.

Idade dos Candidatos:

As inscrições para candidatos ao 1º(primeiro) ano do Ensino Fundamental, com data de nascimento após 31 de março, serão recebidas somente nos casos que atendem ao parecer CNE/CEB nº7 de 04/07/2019.

2.4 – A inscrição será aceita e/ou confirmada somente após o recebimento dos documentos exigidos no item 2.3 deste Edital.

3- ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO

3.1-  As vagas serão preenchidas conforme disponibilidade da Escola e atendimento aos critérios de classificação no processo de avaliação e análise do boletim/ou relatório de desenvolvimento emitido pela escola de origem do candidato.

3.2- Para a Educação Infantil e para o 1º(primeiro) ano do Ensino Fundamental, será adotado o critério de ordem cronológica de inscrição. As inscrições que ultrapassarem o número de vagas ofertadas, receberão o status Excedente – aguardando vaga, no site do colégio.

3.3 – Os candidatos excedentes, da Educação Infantil e do 1º(primeiro) ano do Ensino Fundamental, serão inseridos em uma lista de espera. A secretaria do colégio observará a ordem de inscrição dos excedentes e entrará em contato, caso haja oportunidade de vaga.

3.4 – Para os demais anos/séries será considerado CLASSIFICADO o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 60% na prova de sondagem diagnóstica.

3.4.1- As inscrições que, de acordo com a classificação, ultrapassarem o número de vagas ofertadas receberão o status Classificado – aguardando vaga.

3.4.2 – A lista com a divulgação dos nomes dos candidatos classificados obedecerá a ordem alfabética.

3.4.3 – A classificação será realizada pela nota obtida, segundo a ordem decrescente (maior para menor) da média aritmética das atividades avaliativas.

3.5 – Nos casos previstos pela lei 13.146/15 (Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência), o responsável deverá encaminhar à secretaria do colégio IPETEC, laudo biopsicossocial, realizado por equipe multiprofissional e/ou interdisciplinar, descrevendo os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo, os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais à limitação no desempenho de atividades e restrição de participação. Deverá encaminhar ainda a solicitação de apoio, adaptação, tecnologia assistiva ou recurso de acessibilidade para a garantia da igualdade de oportunidade aos candidatos, conforme formulário próprio disponível no edital.

3.5.1 – A ausência de indicação de deficiência e de necessidade de atendimento específico configurará no processo de admissão de novos alunos para 2020, em igualdade de condições, com os demais candidatos.

4-PROCESSO DE AVALIAÇÃO

4.1 – O processo de avaliação para admissão de novos alunos para 2020 será constituído de:

– Atividades avaliativas e de integração para candidatos de todos os anos/séries, exceto para o Maternal I , II e III, cujos pais serão orientados na reunião de apresentação da proposta pedagógica, conforme especificado no item 4.2 .

– A participação nas atividades avaliativas e de integração no processo de Admissão de Novos Alunos é condição essencial para efetivação da matrícula, inclusive para candidatos do 1º e 2º períodos e do 1º ano do Ensino Fundamental, para os quais as atividades são de caráter classificatório.

– As atividades têm o objetivo de avaliar as competências e as habilidades por meio de instrumentos compatíveis à faixa etária e ao grau de escolaridade do candidato.

– Após o processo de avaliação, os pais participarão de entrevista com a coordenação pedagógica, para apresentação dos resultados individuais, anamnese do aluno e conhecimento da proposta pedagógica da escola.

4.2- Datas e horários das avaliações e de integração:

5- ORIENTAÇÕES

5.1 – Na portaria o candidato deverá apresentar sua documentação.

5.2 – É de incumbência exclusiva do responsável a correta identificação do local e horários pré- determinados para a realização da avaliação, comparecendo com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos.

5.3 – O não comparecimento à avaliação e à entrevista agendada implicará na perda de vaga que, consequentemente, será disponibilizada ao candidato excedente.

5.4 – Não será permitido o ingresso do candidato no local de realização das provas e/ou atividade de integração, após o horário marcado para o seu início e portando aparelhos eletrônicos(celulares e similares)

5.5 – Não haverá segunda oportunidade ao candidato que obtiver média inferior a 60% nas atividades avaliativas.

5.6-Não haverá revisão e/ou conferência das provas realizadas pelo candidato, em qualquer momento do processo. 5.7 – O resultado do candidato não será aceito como forma de ingresso na série anterior à qual ele se inscreveu e terá validade somente para o ano letivo de 2020.

5.8 – O candidato ao Ensino Fundamental (2º ao 9º ano) estará desclassificado do processo de admissão de novos alunos se:

  1. obtiver nota inferior a 60% da média aritmética das notas nas atividades avaliativas.
  2. estiver portando celular ou outro tipo de equipamento eletrônico no momento de realização da prova.
  3. utilizar material para consulta no período da prova.
  4. comunicar-se com outro participante durante a prova.
  5. não apresentar boletim escolar e/ou relatório de desenvolvimento, conforme solicitado no item 2.3.
6- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO AVALIADAS

Segmento escolar – Candidato ao 1º e 2º períodos.

As crianças participarão de atividades específicas, lúdicas, socializantes e interativas, compatíveis com a faixa etária, envolvendo escuta, fala, coordenação motora, capacidade de identificação e compreensão de comandos.

As atividades terão duração de uma hora.

Todas as crianças deverão usar tênis e roupas confortáveis.

Segmento escolar – Candidato do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Conteúdo dos testes: avaliaremos as habilidades e competências necessárias à faixa etária e ano/série do candidato por meio dos testes de Linguagens, Códigos e suas tecnologias ( Língua Portuguesa, Produção de Texto) Matemática e suas tecnologias.

Todos os candidatos do 1º ao 5º ano deverão trazer lápis preto, borracha e lápis de cor.

Todos os candidatos do 6º ao 9º ano deverão trazer caneta preta ou azul, lápis preto e borracha.

7 – RESULTADOS

Serão divulgados, exclusivamente, no site da escola, no dia 30 / 10 /2019.

O resultado estará com a seguinte denominação:

CLASSIFICADO: candidato apto a realizar matrícula.

CLASSIFICADO – AGUARDANDO VAGA: candidato na lista de espera.

8- MATRÍCULA

As orientações para a matrícula serão divulgadas juntamente com os resultados, sendo enviadas para o email do responsável cadastrado.

9- DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 –Para conhecimento público, o presente Edital estará disponível no endereço eletrônico www.ipetecmg.com.br e na secretaria do colégio IPETEC.

9.2 –Em caráter de excepcionalidade, por motivo de força maior ou outro fato que impeça a realização do processo de Admissão de Novos Alunos, o Colégio IPETEC reserva-se no direito de cancelar ou alterar as datas das atividades avaliativas e de integração, de modo a viabilizar a Admissão de Alunos Novatos.

9.3- Somente em caso de cancelamento por parte do Colégio IPETEC, o valor da taxa de inscrição será devolvido no prazo determinado pela instituição. O responsável será comunicado do fato por email.

9.4 – Caberá à direção do Colégio a análise e resolução dos casos omissos neste edital.

Contagem, 02 de setembro de 2019

 

Diretora

Formulário de Inscrição

Dados do candidato

Responsável pelo aluno