Educação Infantil

Na Educação Infantil, devido à idade das crianças, realizamos um trabalho diferenciado unindo os eixos: linguagem oral e escrita; natureza e sociedade, artes visuais e música; identidade e autonomia; socialização e afetividade; psicomotricidade e cognição, estimulando o aluno através do processo lúdico e significativo.

Nessa etapa procuramos ampliar as vivências através do conhecimento significativo para níveis mais elevados de capacidade, competência, conhecimento e habilidade humana.

As avaliações são feitas através de relatórios enviados aos pais, não tendo caráter de classificação, seleção ou retenção.

Ensino Fundamental I

1º Ano

No Ensino Fundamental I (1º ano) trabalhamos com o lúdico sistematizado para a leitura e escrita, com o desenvolvimento da linguagem agregando mais conhecimento, capacidade, competência e habilidade.

O ano letivo é desenvolvido em três etapas com avaliações e registros em notas, mas sem caráter de classificação ou retenção na série. Nosso objetivo é uma avaliação de forma contínua no decorrer do processo/aprendizagem.

Contemplamos em atividades individuais e coletivas os seguintes eixos: identidade e autonomia; linguagem oral e escrita; matemática; natureza e sociedade; psicomotricidade; Educação Física; Arte; Musicalização e Inglês.

2º ao 5º Ano

No Ensino Fundamental I (2º ao 5º ano) trabalhamos as áreas de conhecimento: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Espanhol, Filosofia, Arte, Educação Física e Musicalização.

A avaliação acontece durante a etapa e tem como objetivo a verificação da aprendizagem adquirida pelos alunos e os resultados são avaliados através de notas.

A Equipe Pedagógica do Colégio IPETEC avalia e acompanha de forma sistematizada o desempenho individual de cada aluno, viabilizando instrumentos e ações para que o aluno se desenvolva mais e sempre.

Ensino Fundamental II

6º ao 9º Ano

A proposta pedagógica do IPETEC no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) tem como meta encaminhar o aluno ao estudo sistemático, fazendo-o pensar, elaborar e descrever de forma autônoma. O conteúdo é valorizado e exercitado através de atividades em sala e extraclasse.
As áreas de conhecimentos são: Língua Portuguesa, Oficina de Texto, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Espanhol, Filosofia, Arte e Educação Física.

A avaliação acontece durante a etapa, com resultados através de notas.

O Atendimento dos alunos e dos pais é feito de acordo com a necessidade, através de agendamento com a coordenação, professores ou direção.

Trabalhamos de forma individualizada para resolver assuntos relacionados ao processo ensino/aprendizagem, disciplinar e outras situações decorrentes do ambiente escolar.